Bem vindo a parte 3 do nosso tutorial. Nós vimos na primeira parte desse tutorial como eu faço para cobrar os serviços prestados por mim e apresento o passo a passo de como fazer os cálculos de uma maneira bem didática, incluindo uma planilha em Excel para realizar esses cálculos facilmente.
Na segunda parte começamos a abordar um método mais completo, começando pela diferença entre custo, preço e lucro.
Nesta terceira parte vamos aprender como colocar preço em nossos serviços através de uma fórmula bem simples e muito útil. Acompanhe!
Vamos começar apresentado a fórmula que vamos utilizar durante esse nosso tutorial:
Vamos entender a fórmula:
PREÇO: É o valor final que o cliente pagará pelo serviço, incluindo mão de obra, materiais utilizados, serviços prestados por terceiros e custos especiais (impostos, INSS, lucro, etc)
MATERIAL: É todo o material empregado no serviço: cabos de rede, conectores, HD, memória, etc.
SERVIÇOS: Aqui entra o valor da mão de obra do serviço prestado.
SERVIÇOS DE TERCEIROS: Colocamos aqui o valor da mão de obra dos serviços prestado por outra pessoa. Por exemplo: você foi fazer um serviço de rede e precisou instalar uns conduítes na parede. Para esse serviço foi necessário contratar um pedreiro para quebrar a parede, colocar os conduítes e fechar a parede novamente. Isso seria o serviço de um terceiro.
CEV ( Custos Especiais de Venda ): São valores expressos em porcentagem e que são aplicados ao preço de venda.
Vamos ver detalhadamente cada um dos itens.
Entra aqui todo o material ou componentes que serão utilizados no serviço. Digamos que você irá trocar uma fonte de alimentação no computador de seu clientes. A fonte de alimentação entra como material direto.
Agora se você for fazer uma instalação do sistema operacional, por exemplo, os CD's utilizados na instalação não entram como material direto e sim como material indireto, portanto não deve ser cobrado do cliente.
Aqui entra o valor da mão de obra do serviço que está sendo prestado. Se o trabalho realizado foi a troca da fonte de alimentação então deverá ser cobrado o tempo que você levou para diagnosticar o problema, a remoção da fonte de alimentação antiga e a colocação da nova fonte de alimentação. Então deveremos multiplicar o tempo gasto no serviço pelo valor da hora técnica. Simples assim!
Agora vamos supor que você pegou um computador para instalar o sistema operacional e os programas de produtividade para um cliente. Normalmente você levaria aproximadamente 4 horas para instalar tudo e atualizar o Windows pelo Windows Update. Só que nesse dia você teve uma dificuldade imensa de encontrar os drivers de vídeo e som desse computador e acabou levando 6 horas para terminar o serviço ao invés de 4 horas. Seria justo então cobrar do cliente as 6 horas trabalhadas? Eticamente a resposta seria NÃO. Que culpa o cliente tem da sua dificuldade em encontrar os drivers? Nenhuma. Então o justo seria cobrar apenas pelas 4 horas que normalmente você levaria para terminar um serviço como esse.
DESPESAS RELACIONADAS COM SERVIÇOS DE TERCEIROS
Como foi dito um pouco mais acima, serviços de terceiros seriam a mão de obra de profissionais de outra área como um eletricista ou um pedreiro. Então o valor da mão de obra dele seria adicionado diretamente na nossa fórmula. Fazendo isso o cliente pagaria o valor total do serviço para você, restando apenas passar o valor da mão de obra para o outro profissional.
Só que isso gera um problema. Se aplicarmos o valor do serviço de terceiro diretamente na fórmula ira inflacionar o preço do serviço, tornando-o mais caro para o cliente. Vamos a um exemplo: suponhamos que você foi contratado para fazer um serviço, gastou R$ 150,00 de material e cobrou R$ 100,00 de mão de obra. Também precisou instalar uma tomada onde ficaria o computador e para isso solicitou o serviço de um eletricista que cobrou R$ 200,00. Com um CEV de 20% o preço final do serviço ficaria em:
Você irá notar que se fizer desse jeito será muito lucrativo para você, mas não será nem um pouco inteligente, pois o cliente estaria pagando o que não é justo.
Um jeito certo de fazer seria separando os serviços. O cliente pagaria o serviço diretamente para o eletricista que ficaria responsável por emitir sua própria nota fiscal ou RPA. Se assim for feito veja como fica a conta:
Então o cliente pagará R$ 200,00 para o eletricista mais o seu serviço R$ 312,50, o que daria um total de R$ 512,50, R$ 50,00 a menos que o cliente teria que pagar.
Outro jeito seria cobrar um CEV diferenciado para serviços de terceiros. Ao invés de se cobrar um CEV de 20% seria cobrado um de 10%, sendo assim olha como fica a fórmula:
Perceba que se fizer assim você estará lucrando e o cliente estará economizando, ficando os dois em perfeita alegria :-)
Para encerrar essa nossa terceira parte, vamos ver o que significa a sigla CEV
Há que pensa que o CEV seria apenas a porcentagem o lucro aplicada ao serviço. Posso dizer que estão redondamente enganados. O lucro também entra no CEV assim como os impostos, as comissões e as despesas financeiras.
Suponhamos que você paga os seguintes impostos e comissões abaixo:
- Simples Nacional : 10 %
- Comissão dos vendedores: 5%
- Margem de lucro: 20%
Sendo assim você terá um CEV total de 35%.
Portanto se um cliente solicitou um serviço que custou R$ 500,00, já incluso nesse valor o material e mão de obra, e aplicarmos a fórmula, o cliente pagará o valor total de R$ 769,23.
Veja como fica o cálculo se desmembrarmos o valor de R$ 769,23 e aplicarmos separadamente a cada um dos valores que compõem o CEV.
- Simples Nacional : 10 % = R$ 76,92
- Comissão dos vendedores: 5% = R$ 38,46
- Margem de lucro: 20% = R$ 153,85
Valor total = R$ 269,23
Então se o cliente pagou R$ 769,23 sobraram exatamente os R$ 500,00 que são necessários para cobrir os custos.
Encerramos a terceira parte do nosso tutorial sobre Quanto cobrar por um serviço em informática.
Nós vimos e aprendemos a colocar preço em nossos serviços de maneira correta e honesta. Na parte 4 vamos aprender a a utilizar o mapa de localização de custos que nos ajudará a calcular o valor da mão de obra dos serviços prestados.
Fique ligado a acompanhe os próximos posts.
CONTINUA...
Sucesso
Rodrigo Nascimento
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Na segunda parte começamos a abordar um método mais completo, começando pela diferença entre custo, preço e lucro.
Nesta terceira parte vamos aprender como colocar preço em nossos serviços através de uma fórmula bem simples e muito útil. Acompanhe!
COMO COLOCAR PREÇO EM NOSSOS SERVIÇOS
Vamos começar apresentado a fórmula que vamos utilizar durante esse nosso tutorial:
Vamos entender a fórmula:
PREÇO: É o valor final que o cliente pagará pelo serviço, incluindo mão de obra, materiais utilizados, serviços prestados por terceiros e custos especiais (impostos, INSS, lucro, etc)
MATERIAL: É todo o material empregado no serviço: cabos de rede, conectores, HD, memória, etc.
SERVIÇOS: Aqui entra o valor da mão de obra do serviço prestado.
SERVIÇOS DE TERCEIROS: Colocamos aqui o valor da mão de obra dos serviços prestado por outra pessoa. Por exemplo: você foi fazer um serviço de rede e precisou instalar uns conduítes na parede. Para esse serviço foi necessário contratar um pedreiro para quebrar a parede, colocar os conduítes e fechar a parede novamente. Isso seria o serviço de um terceiro.
CEV ( Custos Especiais de Venda ): São valores expressos em porcentagem e que são aplicados ao preço de venda.
Vamos ver detalhadamente cada um dos itens.
DESPESAS RELACIONADAS AO MATERIAL
Entra aqui todo o material ou componentes que serão utilizados no serviço. Digamos que você irá trocar uma fonte de alimentação no computador de seu clientes. A fonte de alimentação entra como material direto.
Agora se você for fazer uma instalação do sistema operacional, por exemplo, os CD's utilizados na instalação não entram como material direto e sim como material indireto, portanto não deve ser cobrado do cliente.
DESPESAS RELACIONADAS AO SERVIÇO
Aqui entra o valor da mão de obra do serviço que está sendo prestado. Se o trabalho realizado foi a troca da fonte de alimentação então deverá ser cobrado o tempo que você levou para diagnosticar o problema, a remoção da fonte de alimentação antiga e a colocação da nova fonte de alimentação. Então deveremos multiplicar o tempo gasto no serviço pelo valor da hora técnica. Simples assim!
Agora vamos supor que você pegou um computador para instalar o sistema operacional e os programas de produtividade para um cliente. Normalmente você levaria aproximadamente 4 horas para instalar tudo e atualizar o Windows pelo Windows Update. Só que nesse dia você teve uma dificuldade imensa de encontrar os drivers de vídeo e som desse computador e acabou levando 6 horas para terminar o serviço ao invés de 4 horas. Seria justo então cobrar do cliente as 6 horas trabalhadas? Eticamente a resposta seria NÃO. Que culpa o cliente tem da sua dificuldade em encontrar os drivers? Nenhuma. Então o justo seria cobrar apenas pelas 4 horas que normalmente você levaria para terminar um serviço como esse.
DESPESAS RELACIONADAS COM SERVIÇOS DE TERCEIROS
Como foi dito um pouco mais acima, serviços de terceiros seriam a mão de obra de profissionais de outra área como um eletricista ou um pedreiro. Então o valor da mão de obra dele seria adicionado diretamente na nossa fórmula. Fazendo isso o cliente pagaria o valor total do serviço para você, restando apenas passar o valor da mão de obra para o outro profissional.
Só que isso gera um problema. Se aplicarmos o valor do serviço de terceiro diretamente na fórmula ira inflacionar o preço do serviço, tornando-o mais caro para o cliente. Vamos a um exemplo: suponhamos que você foi contratado para fazer um serviço, gastou R$ 150,00 de material e cobrou R$ 100,00 de mão de obra. Também precisou instalar uma tomada onde ficaria o computador e para isso solicitou o serviço de um eletricista que cobrou R$ 200,00. Com um CEV de 20% o preço final do serviço ficaria em:
Você irá notar que se fizer desse jeito será muito lucrativo para você, mas não será nem um pouco inteligente, pois o cliente estaria pagando o que não é justo.
Um jeito certo de fazer seria separando os serviços. O cliente pagaria o serviço diretamente para o eletricista que ficaria responsável por emitir sua própria nota fiscal ou RPA. Se assim for feito veja como fica a conta:
Então o cliente pagará R$ 200,00 para o eletricista mais o seu serviço R$ 312,50, o que daria um total de R$ 512,50, R$ 50,00 a menos que o cliente teria que pagar.
Outro jeito seria cobrar um CEV diferenciado para serviços de terceiros. Ao invés de se cobrar um CEV de 20% seria cobrado um de 10%, sendo assim olha como fica a fórmula:
Perceba que se fizer assim você estará lucrando e o cliente estará economizando, ficando os dois em perfeita alegria :-)
Para encerrar essa nossa terceira parte, vamos ver o que significa a sigla CEV
CUSTOS ESPECIAIS DE VENDA (CEV)
Há que pensa que o CEV seria apenas a porcentagem o lucro aplicada ao serviço. Posso dizer que estão redondamente enganados. O lucro também entra no CEV assim como os impostos, as comissões e as despesas financeiras.
Suponhamos que você paga os seguintes impostos e comissões abaixo:
- Simples Nacional : 10 %
- Comissão dos vendedores: 5%
- Margem de lucro: 20%
Sendo assim você terá um CEV total de 35%.
Portanto se um cliente solicitou um serviço que custou R$ 500,00, já incluso nesse valor o material e mão de obra, e aplicarmos a fórmula, o cliente pagará o valor total de R$ 769,23.
Veja como fica o cálculo se desmembrarmos o valor de R$ 769,23 e aplicarmos separadamente a cada um dos valores que compõem o CEV.
- Simples Nacional : 10 % = R$ 76,92
- Comissão dos vendedores: 5% = R$ 38,46
- Margem de lucro: 20% = R$ 153,85
Valor total = R$ 269,23
Então se o cliente pagou R$ 769,23 sobraram exatamente os R$ 500,00 que são necessários para cobrir os custos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS DA PARTE 3
Encerramos a terceira parte do nosso tutorial sobre Quanto cobrar por um serviço em informática.
Nós vimos e aprendemos a colocar preço em nossos serviços de maneira correta e honesta. Na parte 4 vamos aprender a a utilizar o mapa de localização de custos que nos ajudará a calcular o valor da mão de obra dos serviços prestados.
Fique ligado a acompanhe os próximos posts.
CONTINUA...
Sucesso
Rodrigo Nascimento
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